quinta-feira, 19 de março de 2015

Como Iniciar um Aquário Plantado (1ª Parte):


Voltando com as postagens, hoje eu decidi abranger o tópico de como dar inicio a montagem de um aquário plantado, enfim...

O que é preciso para se montar um aquário plantado, quais os principais materiais e os cuidados necessários... são perguntas frequentes... vamos fazer um pequeno resumo dos materiais e manutenções necessárias para iniciar um aquário plantado.

O Aquário:
Qualquer tamanho e forma é possível para se fazer um bonito aquário plantado, os maiores são mais estáveis e fáceis de manter em comparação aos menores, mas o custo com materiais e equipamentos são mais onerosos. A altura do aquário também influência, tano na iluminação como na hora da manutenção.

Aquários com a frente curva são bonitos, valorizam o ambiente, mas como distorcem a imagem, dificultam na harmonia de um Layout, exigindo mais do aquapaisagista.


Aquário triangular é uma boa opção, principalmente para quem não tem muito espaço. Diminui as opções de Layout, geralmente ficando com o Layout em ilha. Bem montados dão um Show à parte.


O aquário retangular é sempre uma opção boa, o visual é bem agradável e torna-se mais fácil trabalhar no Layout.

Os aquários hexagonais geralmente não são adequados, pois as junções ficam à vista, prejudicando a montagem. Mas usando criatividade, de repente consegue-se uma montagem especial.


Aquários bola deformam demais a imagem, não sendo aconselhado o uso.

Aquário tipo "quadro" normalmente são estreitos e de difícil acesso, dificultando muito a realização de uma boa montagem.

O Substrato:
É a parte que sustenta as plantas, dividido em duas camadas, camada fértil e camada inerte.

A camada fértil é composta por adubos para nutrir as plantas. Existe no mercado aquarístico, substratos próprios para essa finalidade, algumas marcas não necessitam da camada inerte. Outra opção é a laterita e o húmus de minhoca tratado ou terra vegetal (fervido e lavado) que também servem para esse propósito, cuidando para não exagerar, uma camada de 1 cm de húmus tratado já é o suficiente.

A camada inerte é a que sustenta as plantas, servindo também para que a camada fértil não entre em contato direto com a água. Composta por cascalho neutro bem fino, com granulação entre 2 a 3mm, uma camada de 5cm na parte frontal do aquário e 10 cm para a posterior é o suficiente.


*Fonte: Aqua Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário